Começou por ser uma palavra estranha no vocabulário português, mas rapidamente se consolidou e é agora uma prática comum no mundo ocidental. O reiki é uma técnica de origem oriental que permite melhorar o bem-estar físico e psicológico, que nos últimos anos cresceu nos países ocidentais à medida que as populações foram ganhando uma maior consciência sobre o bem estar mental.
De onde vem o Reiki?
Apesar de ter origem nas montanhas do Tibete, o reiki transformou-se no que é hoje graças a um japonês. Foi Mikao Usui, um educador nipónico, que na década de 30 o recuperou como técnica e terapia de recuperação e regeneração, contribuindo para a sua popularização primeiramente na Ásia e de seguida no resto do mundo.
O que é o Reiki?
O reiki é assim uma medicina alternativa que se afirma como terapia energética, aplicada através do toque ou da colocação das mãos do terapeuta a uma distância muito próxima do corpo da pessoa. A ideia é influenciar a energia que flui pelo corpo humano, que se chama Ki – daí o nome, reiki – e que é absorvida pelo sol, pela alimentação, pela atmosfera e, claro, pela meditação, de forma a repor o equilíbrio no organismo.
Segundo a teoria do reiki, quando o equilibro desta força energética e vibracional é afectado, o corpo ressente-se, as dores aparecem e o mal-estar psicológico ganha força. O que o reiki faz é olhar para o corpo como um todo e não se focar apenas na zona da dor, equilibrando os “chacras” e elevando a “frequência vibratória” da pessoa. A energia ki tem memória e inteligência própria e, com a ajuda do terapeuta, move-se para as partes onde o paciente necessita da intervenção e da cura.
Qual o impacto no corpo e na mente?
Apesar de ser uma pseudociência, são muitas as vantagens e benefícios proclamados pelo reiki e é por isso que há cada vez mais adeptos desta terapia revitalizadora. Além disso, o reiki melhora o bem-estar da pessoa a vários níveis, a saber: a nível físico melhora lesões, a circulação e o funcionamento do metabolismo em geral; a nível psicológico relaxa, diminui os níveis de stress e ansiedade e repõe o equilíbrio emocional, tão importante para evitar depressões e ansiedade; a nível mental, ajuda a focar, a aumentar os níveis de concentração e inspiração e, consequentemente, a atingir os seus objectivos; e a nível espiritual contribui para atingir a paz interior.
O reiki actua assim sobre o corpo e sobre a mente, não de forma isolada, mas de forma complementar, integrada e sustentada. Além disso, não tem qualquer efeito adverso ou secundário, sendo uma terapia adequada para qualquer pessoa, independentemente do sexo, da idade ou do género. Também pacientes com doenças crónicas ou deficiências físicas podem recorrer sem qualquer problema ao reiki, sobretudo como complemento (e não substituição) da medicina tradicional.
Vivemos numa era de grande esforço mental e físico. A predominância das novas tecnologias levam frequentemente a estilos de vida que, apesar de mais confortáveis, são desgastantes, muito exigentes e desconectados de uma paz interior. A consequência é um mundo onde são cada vez mais úbiquas as doenças do foro psicológico, como a depressão, ansiedade e fobia.
O reiki é assim uma excelente forma de compensar estes desequilíbrios, de uma forma absolutamente natural e orgânica, aliada com o universo e a natureza. É necessário, por vezes, parar e dar um passo atrás. O reiki permite reequilibrar o balanço e a energia vital interior, contribuindo para uma maior realização pessoal. A saúde mental é impossível de desconectar da saúde física e ambas estão inerentemente ligadas.
Além disso, o reiki é uma terapia que não causa dependência. Tem sido utilizada no tratamento de várias situações de saúde física e mental, com contributos em ajudar a lidar com emoções reprimidas, em revitalizar o organismo, em aumentar os efeitos terapêuticos médicos, e em diminuir os níveis de ansiedade.
Como é uma sessão de reiki?
Para quem nunca experimentou e não sabe como funciona uma sessão de reiki, esta funciona de forma muito simples. O paciente deita-se confortavelmente e relaxa, enquanto o terapeuta utiliza a energia ki para balancear os chacras e remover qualquer bloqueio energético que possa haver. Para isso, utiliza as mãos, que posiciona a uma curta distância do corpo do paciente. No final, o paciente sente-se imediatamente mais relaxado e ligado à terra, por ter sido energizado.
Durante a sessão, o terapeuta pode ainda recorrer a música suave de fundo e a óleos essenciais para melhorar o descanso e o relaxamento do paciente. Uma sessão dura em média cerca de uma hora e pode ser feita quantas vezes quiser por semana.
Onde fazer, e quanto custa uma sessão de Reiki?
Pode encontrar centros de terapia reiki em muitos locais de Portugal, sendo que os preços são muito variáveis, geralmente entre os 25€ e os 60€. Alguns planos de saúde como o da Médico em Casa têm uma rede de parceiros de medicinas alternativas que oferecem descontos até 40%.