Quantas vezes ficou doente e decidiu pesquisar no Google os sintomas? É mais rápido do que ir ao médico, mas não é uma ciência exata e as respostas podem levar a preocupações desnecessárias.
A web é o pesadelo de “hipocondríaco”
Um verificador de sintomas faz pensar que uma simples dor de cabeça está sendo causada por hipoparatireoidismo, caxumba. Nós nem sabemos o que é hipoparatireoidismo, mas parece assustador.
Não sabe o quão confiável é o site
A qualidade e confiabilidade dos sites podem variar muito. Um verificador de sintomas pode parecer muito tecnológico mas simplesmente não funcionam. Se funcionassem, não haveriam médicos e exames, certo?
Pode-se diagnosticar erradamente
Inseriu os seus sintomas em alguns verificadores de sintomas diferentes e obteve os mesmos resultados.
Lê sobre a doença e se convence de que isso deve ser o que tem. Antes que perceba, comunica a todos os seus amigos e familiares que tem um rim fraco com base em nada mais do que uma pesquisa na web de cinco minutos.
A ajuda é adiada
Os sintomas tendem a refletir o fato de que algo está errado. Assumir que sabe o que há de errado pode atrasar uma ida muito necessária ao médico. Às vezes, um pequeno atraso na procura de ajuda profissional pode acabar tendo consequências bastante terríveis.
Doutores estudam por uma razão
A medicina é complicada! Trata-se de avaliar um paciente e saber quais possibilidades considerar e quais descartar. No entanto, as pessoas ainda insistem em obter um diagnóstico médico de um questionário na internet.
Com o Plano de Saúde Médico em Casa pode ter Médico ao Domicílio com 4 consultas por ano grátis – restantes a 10 € – 24h / 7 e Atendimento Telefónico gratuito com um médico para tirar dúvidas.