Parar a Diarreia: 5 Formas Simples e Rápidas

    É certo que, na maior parte das vezes, a diarreia é apenas desconfortável e incómoda, principalmente porque surge de repente e sem aviso prévio. E, por vezes, aparece nos momentos mais inconvenientes. No entanto, a diarreia pode ser igualmente muito perigosa e levar a graves situações de saúde, até porque temos tendência a desvaloriza-la.

    De facto, a diarreia pode ser, por vezes, um sintoma de algo mais grave ou degenerar em uma situação mais complicada. Por isso, devemos ter atenção a situações de diarreia e não as desvalorizar. Claro que a prevenção é sempre o melhor remédio, tal como em todas as situações que se prendem com a nossa saúde, mas como não controlamos a cem por cento o nosso organismo, há que saber atuar com rapidez e eficácia.

    Existem várias causas que podem provocar diarreia. A mais comum são os vírus e as bactérias, mas também a ingestão de comida contaminada ou hábitos de higiene duvidosos podem levar a esse estado. Além disso, a diarreia pode ainda ser um efeito secundário de medicamentos ou um sintoma de uma inflamação intestinal ou uma alteração hormonal.

    Embora seja importante identificar a causa, é ainda mais importante parar a diarreia. Assim, compilámos abaixo algumas formas muito simples, rápidas e eficazes para parar a diarreia, de forma a restabelecer a sua saúde física da melhor maneira possível.

    ADOPTE UMA DIETA DE FÁCIL DIGESTÃO

    Durante um período de diarreia é fundamental adotar uma dieta de fácil digestão, que voltem a regular a flora intestinal e que ajudem a solidificar as fezes. Além disso, é importante também que sejam alimentos ricos em água, de forma a ajudar a hidratar o organismo. A diarreia faz o organismo perder muita água num curto período de tempo e, portanto, é preciso repor o nível.

    Assim, deve evitar comidas ricas em gordura e apostar antes em sopas, legumes e vegetais. A fruta, como a banana, também é recomendada, pelas suas características próprias, que ajudam a consolidar as fezes. Opte antes pelas carnes brancas ou o peixe em detrimento das carnes vermelhas ou processadas.

    MANTENHA-SE HIDRATADO

    Um dos principais problemas da diarreia é a desidratação. O corpo perde muita água num curto espaço de tempo e é fundamental que os seus níveis de água e de minerais sejam repostos. Para isso, deve beber muita água, ou chá, assim como alimentos ricos em minerais. No entanto, deve evitar bebidas gasosas ou refrigerantes ricos em açúcar, café e, especialmente, bebidas alcoólicas. Pode ainda comprar na farmácia soro fisiológico.

    TOME UM PROBIÓTICO

    Nos casos mais leves a medicação probiótica pode ser dispensada no tratamento da diarreia. No entanto, além de regular e acelerar a normalização e o equilíbrio da flora intestinal, estes medicamentos têm ainda outras vantagens e benefícios, nomeadamente os de melhorar a digestão, combater a azia e, claro, regular o trânsito intestinal. Pode adquirir estes medicamentos na farmácia e, em caso de dúvida, peça ajuda ao seu farmacêutico. Siga a bula médica e não exceda a dosagem recomendada em caso algum.

    DESCANSE

    O repouso é uma ferramenta muito poderosa e eficaz na recuperação da saúde física. Muitas vezes tendemos a subvalorizar o descanso, mas este é fundamental. Em casos de diarreia aguda, é muito importante evitar esforços físicos, até porque esta leva à desidratação e a um baixar dos níveis de energia. Assim, procure ficar em casa e recuperar as forças de forma pausada e ponderada.

    VÁ AO MÉDICO

    A diarreia passa ao fim de 3 ou 4 dias, na generalidade dos casos. Contudo, se esta se prolonga no tempo ou se é acompanhada por outros sintomas, então deve ir imediatamente ao médico ou consultar telefonicamente com um. O mais importante é adotar uma postura responsável, inteligente e sensata. Evite a automedicação, pois o seu médico é a pessoa indicada para fazer o diagnóstico e indicar a melhor forma de agir.

    Em caso de infeção ou outro tipo de doença mais grave, vai necessitar de tomar medicação, o que, em todo o caso, implica uma observação profissional.